Breaking

quinta-feira, 25 de março de 2021

DIA D VACINAÇÃO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PASSIRA

A secretaria de saúde do município de Passira através da coordenação do PNI e da coordenação do Programa Saúde no Quilombo realizou neste dia 25 de março o dia D para vacinação de todas as comunidades quilombolas do município.



Passira é uma cidade localizada no do agreste setentrional com cerca de 30 mil habitantes e hoje dentre sua comunidade estão os remanescentes das comunidades de quilombos.


Historicamente os quilombos construíam-se em locais de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes em todo o continente americano, Passira atualmente possui 04 comunidades que são consideradas quilombolas no município, entre elas:

Chã dos Negros; 

Chã dos Liras;

Cacimbinha;

Riacho de Pedra;


A vacinação contra a covid-19 em Passira está sendo em realizada em 60% de toda comunidade quilombola tendo em vista o repasse de doses pelo Ministério da Saúde, essa conquista através da política Nacional Integral das Populações de Campo e Floresta (PNSIPCF) é fruto de luta e debate com representantes das comunidades tendo em vistas as especificidades de saúde referentes a essa população em especifico.



A Sra Maria José de Sousa Irmã; moradora da comunidade quilombola de Cacimbinha afirmou que: ´´ É uma emoção muito grande para mim enquanto mulher negra quilombola para cuidar da minha saúde e dos outros moradores desta comunidade na prevenção da Covid-19, espero que chegue mais vacinas para todos do Brasil``.



A vacinação contra a covid-19 para as comunidades quilombolas em Passira se deu durante todo o dia, com horário agendado e em locais estratégicos para vacinação seguindo os protocolos de distanciamento social para prevenção e disseminação da covid-19.


A vacina é uma realidade porém a pandemia ainda não acabou e precisamos garantir as medidas sanitárias, afirmou Francicleide Valéria, enfermeira e Secretária Municipal de Saúde de Passira.




Fotos: Pedro Henrique Pereira de Lucena

(Todas as fotos foram autorizadas para uso de imagem).
















Nenhum comentário:

Postar um comentário