Breaking

domingo, 5 de junho de 2022

Vídeo: Grávida de Timbaúba sobe em trator e atravessa ponte coberta por água para chegar até maternidade

Vídeos: Grávida de Timbaúba sobe em trator e atravessa ponte coberta por água para chegar até maternidade.



Resgate de Eduarda Oliveira, de 23 anos, aconteceu em Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado, na sexta (3). Ela chegou ao Recife e teve o bebê neste sábado (4).


Em meio a um temporal, uma grávida enfrentou uma verdadeira "maratona" para chegar a uma maternidade. Para atravessar por uma ponte coberta pela água, em Timbaúba, na Zona da Mata Norte, Eduarda Kaline de Oliveira, de 23 anos, subiu em um trator. Depois, passou por duas unidades de saúde, até dar entrada no Hospital da Mulher, no Recife, onde deu à luz


O resgate de Eduarda aconteceu entre a tarde e noite de sexta (3) e foi registrado em fotos e vídeos por pessoas que ajudaram no socorro. É possível observar o momento em que todos comemoram quando o trator consegue ultrapassar a área alagada.


Neste sábado (4), ela falou sobre a sua situação. A jovem tem uma gestação considerada de alto risco, segundo a Secretaria de Saúde do Recife.


"Eu estou sentindo dor, perdendo muito líquido. E o lugar que a gente está aqui não está muito bom. Eu estou numa poltrona. Só eu que estou com um lençol e com acompanhante. E aqui é muito gelado", declarou.


A jovem gestante afirmou também que ainda precisa passar por um exame de ultrassom para poder ter o bebê, por meio de cirurgia ou de parto normal.


"E não consegui o exame. Disseram que hoje [sábado] não tem. O médico disse que ia me avaliar, mas ainda não veio", disse.


No início da noite, Eduarda foi parava sala de cirurgia e teve o bebê.


Eduarda Oliveira mora no Sítio Cavacos, no distrito de Catucá, em Timbaúba, distante 77 quilômetros do Recife.


Ela começou a ter perda de líquidos e contrações por volta das 13h30. de sexta. Por causa das chuvas, o acesso ao distrito estava interditado. Uma caminhonete que foi buscá-la em casa não conseguiu atravessar a ponte que leva até a sede do município.


Do outro lado, havia uma ambulância da prefeitura que também não conseguia atravessar para ir fazer o resgate. O condutor Elias de Luna Araújo contou que a equipe de saúde passou a pé pela ponte para tentar acalmá-la.


Subprefeita do distrito de Catucá, Ivaneide Ferreira disse que a saída encontrada pelo município foi enviar um trator para fazer a travessia da ponte com mais estabilidade. No fim da tarde, Eduarda subiu na caçamba do lado de trás do trator e passou pela ponte a pé, ajudada por outras pessoas.


Depois do resgate, Eduarda seguiu na ambulância até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timbaúba.


“O médico da UPA encaminhou, falou que desde a quarta (1º) ela não evoluiu nenhum centímetro (de dilatação), continuou como estava. E falou que não tinha passagem para o parto normal”, afirmou Lenilda Felix da Silva, cunhada de Eduarda.


Por causa da falta de dilatação, a grávida foi mandada para o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, também na Zona da Mata Norte do Estado.


Lá, além de ser examinada, os médicos analisaram o histórico do pré-natal de Eduarda e viram que ela tinha uma gravidez de risco, por ter tido hipertensão durante toda a gestação.


Como Eduarda já está com 38 semanas e quatro dias de gravidez, a orientação foi encaminhá-la para o Hospital da Mulher, no Recife, para que o parto fosse realizado, diz a cunhada.


Eduarda chegou ao Hospital da Mulher do Recife por volta das 21h40 da sexta. Alguns exames foram feitos na manhã deste sábado(4), e o parto foi feito.


Assista os vídeo abaixo:




As informações são do G1PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário